Residência Médica: Tudo O Que Você Precisa Saber Blog Estácio Conteúdo Sobre Educação E Carreira

· 3 min read
Residência Médica: Tudo O Que Você Precisa Saber Blog Estácio Conteúdo Sobre Educação E Carreira

ver detalhes  com centro de hemodinâmica, exames endoscópicos, unidade de radiologia com tomografia e ressonância magnética, além de medicina diagnóstica laboratorial avançada, permitindo o contato com toda essa estrutura durante a formação. O valor da bolsa serve para repor os custos com transporte, alimentação e materiais médicos necessários para o trabalho diário. Por ser muito concorrido, há médicos que se dedicam um ano após a formatura, estudando para as provas.

  • As atividades teóricas semanais envolvem aulas expositivas, seminários, desenvolvimento e inovação científica e reuniões de discussão de casos da área.
  • Os alunos realizam sua formação nos hospitais Quinta D’Or, no Rio de Janeiro, e Vila Nova Star, em São Paulo.
  • O residente em cirurgia torácica da HSCMV faz estágio contínuo e obrigatório em cirurgia torácica pediátrica e em hospitais privados para ter acesso às tecnologias e materiais muitas vezes não disponibilizados no sistema público.
  • O Centro de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento conta com estrutura completa para tratamento do câncer, que inclui a unidade de quimioterapia, ambulatórios e radioterapia, além da estrutura hospitalar para cirurgias, internação e métodos diagnósticos.


Portanto, é possível trabalhar em hospitais, tanto públicos quanto privados, e em clínicas. Ao se especializar nessa área, também há vagas no SUS e é possível abrir o próprio negócio ou consultório particular. Não é à toa que a residência médica em Cardiologia exige a conclusão da residência em Clínica. Ou seja, você só pode prestar esse processo seletivo após concluir essa primeira especialidade. Vale destacar que existem alguns tipos de residência médica, e isso depende das exigências de pré-requisitos para ingressar.

Serviço De Telemedicina



Ela tem um amplo campo de atuação, pois também é pré-requisito para a maioria das sub-especialidades clínicas.  https://cutt.ly/V7sP8do  o médico residente em Medicina Interna para a executar o atendimento clínico, nos âmbitos individual e coletivo, com geração de vínculo na relação interpessoal e de identidade enquanto membro do sistema de saúde. O Clínico Geral atua em diferentes casos, tendo a atenção básica como sua aliada. Dos casos mais complexos aos mais simples, desde que não requeiram cirurgia, obstetrícia e ginecologia.

É Isso! Eu Quero Ser Residente Em Clínica Médica



Este website utiliza serviços como o Google Analytics para coletar informações anonimizadas como número de visitantes no site, páginas mais populares, entre outros. Muita gente, ao escolher a  especialidade médica na qual vai atuar, pensa apenas no  lado financeiro e até na concorrência. Porém, é importante considerar que você cuidará de pessoas e suas vidas, portanto, precisa focar na área com a qual mais se identifica. Há reunião semanal de atualização em temas de Clínica Médica, com 1 hora de duração, reunião mensal do departamento de Clínica Médica (discussão de caso), atualização mensal em condutas ambulatoriais e outras atividades específicas em cada rodízio da residência. A Unicamp é outra instituição de renome, cogitada por muita gente que deseja se especializar em Clínica Médica em São Paulo.


O especialista acompanha o paciente por vários anos, a partir dos 18 anos até ele ficar idoso. Resolvendo a maior parte dos problemas de saúde do indivíduo, criando uma relação de confiança com ele e com a sua família. Sendo assim, quem opta por essa área pode prestar atendimento ambulatorial, em consultório, pode atuar na emergência ou como hospitalista . Trabalhando na prevenção, diagnóstico e no esquema terapêutico não cirúrgico dos pacientes. Falaremos sobre a rotina, as áreas de atuação e como é o mercado de trabalho, a fim de sanar todas as suas dúvidas e facilitar a sua decisão. Os conceitos básicos, fisiopatologia, critérios diagnósticos e princípios fundamentais do tratamento das síndromes e das doenças mais prevalentes e com maior gravidade em Medicina Interna, além de dominar a técnica de solicitação de exames laboratoriais e de imagens.